Avançar para o conteúdo

A Nossa História

Diogo Pião tem feito o seu percurso como enólogo duriense cultivando uma paixão em cada uma das suas vinhas, conhecendo intimamente a expressão do terroir do alto douro e das suas castas mais nobres procurando enaltecer o seu melhor em cada vinho.


Formado pela UTAD em Engenharia Agrícola, mas com uma paixão enorme pela Enologia, desde muito cedo, começou a trabalhar a arte de fazer o vinho e a adquirir uma experiência fundamental ao serviço da Adega Cooperativa de Favaios.


Hoje, conta com um património vitivinícola de múltiplos terroir e uma adega sita na zona industrial de Alijó onde são produzidos os seus vinhos diversificados por brancos, tintos e rosés.
Para Diogo Pião, trabalhar como enólogo numa região como o Alto Douro vinhateiro é descobrir um universo rico e diversificado para responder a um grande desafio: acrescentar ao melhor da natureza o conhecimento, a intuição, a tecnologia sempre temperada com a sabedoria e experiência familiar que os seus avós lhe transmitiram.

 

A sua aposta em termos de projeto presente está direcionada para o aprimoramento de vinhos Doc, Reserva e Moscatéis, investindo fortemente em termos tecnológicos e maquinaria de última geração, na melhoria da sua imagem e sobretudo na aposta firme num novo segmento de vinhos direcionados para um consumidor mais exigente e apreciador dos bons vinhos durienses.

100% UVAS D'OURO

Todas as nossas vinhas ficam situadas na região de Trás-os-Montes e Alto-Douro

22 ANOS DE EXPERIÊNCIA

Projeto que teve início no ano de 1998.

QUALIDADE

Trabalhamos arduamente para todos os dias melhorarmos a qualidade dos nossos produtos.

VINHOS, AZEITE & GASTRONOMIA

O equilíbrio perfeito de uma cozinha tradicional e mediterrânica

A dieta tradicional mediterrânica é caracterizada por um consumo moderado e diário de vinho, geralmente tinto, às refeições.
Em Espanha, por exemplo, o vinho foi reconhecido por lei como um alimento. 

As experiências sensoriais, reconstrução e a desconstrução com novas interpretações de cozinhados tradicionais e antigos, transformam a culinária e a nova cozinha numa forma de expressão artística. 

Numa época em que se fazem milhares de vinhos, com inúmeras opções culinárias, combinações de gostos e permanente criatividade face às expectativas crescentes, a melhor forma de começar a sua viagem pelo mundo dos vinhos  é acompanhar o seu prato com o que se gosta de beber.
O vinho pode adicionar notas agradáveis a um cozinhado, e os alimentos, por sua vez, podem intensificar e engrandecer os sabores do vinho.
Tenha em conta o modo de confeção dos pratos, a forma como os alimentos são preparados e os molhos utilizados.

Desfrute o vinho que acompanha a sua refeição, consumindo com moderação e não se esqueça de beber um pouco de água.

A Dieta Mediterrânea é uma herança cultural valiosa que representa muito mais do que um simples guia nutricional, rico e saudável. É um estilo de vida equilibrado que inclui receitas, métodos culinários, celebrações, costumes, produtos típicos e diversas atividades humanas.

Entre as muitas propriedades benéficas para a saúde desse padrão
alimentar, o tipo de gordura que o caracteriza (azeite, peixe e nozes), as proporções dos principais nutrientes que mantêm suas receitas (cereais e vegetais como base de pratos e carnes ou similar como “enfeite”) e a riqueza em micronutrientes que ele contém, fruto do uso de vegetais da estação, ervas aromáticas e condimentos.

Isso foi reconhecido e comemorado pela UNESCO, inscrevendo a Dieta
Mediterrânea como um dos elementos da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
A dieta saudável fornecida pela dieta mediterrânea é perfeitamente
compatível com o prazer de provar pratos saborosos.

fonte: www.dietamediterranea.com

A nossa linha de vinhos e azeite preenche e diversifica acompanhamentos num leque variado de harmonizações gastronómicas.

Dos queijos amanteigados e saladas, aos fumeiros e queijos curados, passando pela carne grelhada na brasa, os peixes assados e mariscos, ou também um  rico cozido à portuguesa, umas tripas com feijão ou um bacalhau assado na brasa regado com azeite virgem extra Veiga L’ouro. E como aperitivo o seu novo moscatel, ou companhia de uma sobremesa doce como o pudim de ovos ou leite creme.